A+
A-

Investimentos imobiliários: encontre as melhores opções!

4 de maio de 2022

Investimento Imobiliário

Quando falamos em investimentos imobiliários, talvez a primeira coisa que vem à sua mente é comprar um imóvel para alugar. Embora seja uma opção tradicional e com alto potencial de rentabilidade, esta operação implica no pagamento de taxas e impostos, bem como o seu custo pode aumentar caso ele seja financiado.

 

Além de comprar para alugar, existem várias outras formas de investimento imobiliário. Neste artigo, vamos abordar alguns deles, explicando também os principais aspectos a serem considerados na escolha do melhor investimento. Boa leitura!

 

Qual a importância dos investimentos imobiliários?

Via de regra, aquele investidor mais conservador e cauteloso encontra bastante estabilidade em empreendimentos imobiliários. Logo, se ele deseja diversificar sua carteira ou iniciar neste mundo dos investimentos, os imóveis costumam ser uma excelente opção.

 

Segurança

O fato de imóveis serem bens tangíveis torna esse tipo de investimento mais seguro, na comparação com outros. A estabilidade do setor no Brasil também é um fator importante nesse sentido, pois as oscilações de mercado não costumam afetar fortemente o segmento imobiliário e a construção civil. Inclusive, ao longo da crise sanitária da Covid-19, o ramo apresentou boa performance e não foi tão afetado pela incerteza econômica mundial.

 

Rentabilidade

Um bairro valorizado pode se valorizar ainda mais ao longo do tempo. Este simples fato já justifica o grande potencial de rentabilidade dos investimentos imobiliários, sendo também possível obter rendimentos por aluguel.

 

Quais os tipos de investimentos imobiliários?

Um dos principais tipos de investimento imobiliário é a compra e venda direta de uma propriedade. Na maioria das vezes, este tipo de operação envolve valores altos, exigindo um poder aquisitivo maior das pessoas envolvidas.

 

Ocorre da seguinte forma: o interessado na venda do imóvel assim o faz porque ele se valorizou ao longo do tempo, e ele deseja auferir lucro. Por outro lado, o interessado em comprar pode ter ou não o desejo de revendê-lo mais caro no futuro, ou somente ter um lugar tranquilo e confortável para viver, ou ainda, comprar o imóvel para alugar.

 

Além da compra e venda direta, outra opção interessante é a locação. O investidor deve observar vários pontos que comprovem a viabilidade da aplicação, sendo que uma das formas de fazer isso é fazer vistorias e levantar o máximo de informações do imóvel.

 

Alguns outros tipos de investimentos imobiliários que podemos citar são:

 

  • Fundos de Investimento Imobiliário, ou FII: são usados, por exemplo, no projeto de shoppings e edifícios;
  • fundos de renda: quando um aluguel valoriza, as pessoas que adquiriram o fundo são remuneradas. É comum em hotéis, hospitais e shoppings, por exemplo;
  • títulos de crédito imobiliário: são divididos em LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliário);
  • fundos de recebíveis imobiliários: se assemelha bastante com a compra e venda direta, sendo considerado altamente seguro;
  • fundos de desenvolvimento: ao contrário dos recebíveis imobiliários, costumam ser mais arriscados, mas em compensação, o retorno pode ser

 

O que considerar na escolha do investimento imobiliário?

A empolgação nunca deve ser predominante na hora de investir em imóveis, seja diretamente ou por fundos e títulos. Existem variáveis a serem estudadas, sendo que vamos falar sobre algumas delas a seguir.

 

Estudo de mercado

O mercado imobiliário não é homogêneo. Portanto, existem regiões com potenciais distintos de valorização, sendo preciso investigar elementos mais profundos que venham a confirmar essa possibilidade de ganho futuro. Nesse sentido, é importante avaliar as tendências em termos de imóveis, bem como aqueles itens que mais contribuem para a sua valorização.

 

Localização

A pessoa que vai morar ou alugar deseja encontrar basicamente duas coisas em relação à  localização: segurança e infraestrutura. Sobre este, se a propriedade for próxima de shoppings, escolas e hospitais, por exemplo, isso será bastante vantajoso, aumentando as chances de a operação de compra e venda se concretizar.

 

Tipo de imóvel

Existem mais de dez tipos diferentes de imóveis. No entanto, para fins de simplificação, vamos falar sobre os apartamentos, lojas e salas comerciais. Supondo que a pessoa queira obter este último, ela precisa ter em mente a sua vulnerabilidade perante momentos de incerteza econômica, embora possa ser mais em conta do que apartamentos.

 

Sobre apartamentos, os menores costumam ser mais fáceis de vender ou alugar. No entanto, o investidor precisa também estar atento a cenários de valorização em imóveis maiores e de luxo, ponderando bem o que será mais rentável para ele no futuro.

 

Por que os empreendimentos imobiliários Santa Maria em Aracaju?

Nós da construtora Santa Maria já estamos no mercado imobiliário há 35 anos. Com foco nos públicos A e B, temos o desejo não só de vender imóveis, mas também segurança, comodidade, conforto e economia.

 

Nossos empreendimentos atendem a um rigoroso padrão de qualidade. As portas, o acabamento e os pisos são da menor qualidade, evitando problemas como empenamento e escorregamento em áreas molhadas. Prezamos pela boa localização e infraestrutura, de modo que os nossos clientes tenham facilidade de acesso a shoppings, parques e hospitais, por exemplo.

Possuímos também apelo tecnológico e sustentável. Em outras palavras, estamos atentos aos hábitos de vida de nossos clientes, fortemente influenciados pela era digital e buscamos meios efetivos de preservar o meio ambiente. Em relação à tecnologia, temos fechaduras digitais nas portas principais, bem como toda uma preparação para uma sala de estar automatizada.

Em relação à sustentabilidade, temos a recarga de carros elétricos, já se antecipando ao crescimento desta demanda no futuro. Em áreas comuns, como academias e piscinas, usamos energia solar, o que também traz economia aos moradores, referentes à conta de luz.

Outros diferenciais importantes dos empreendimentos Santa Maria são:

  • unidades residenciais com acesso direto para a praia;
  • Wi-fi nas áreas comuns;
  • aquecedor a gás

Investimentos imobiliários, como vimos, precisam de uma análise criteriosa acerca do mercado, da localização e do tipo de imóvel. Apresentamos também no texto outras opções além da localização e compra direta de uma propriedade, mostrando que esse tipo de aplicação pode ser bastante versátil, além de seguro e rentável.

Ficou interessado em conhecer outros benefícios e diferenciais dos empreendimentos imobiliários Santa Maria? Então não perca tempo e entre em contato conosco!

Compartilhe Esse Post