A+
A-

Veja quais são os parques mais visitados em Aracaju

13 de abril de 2022

Dicas

Veja quais são os parques mais visitados em Aracaju

Aracaju é um município e a capital do estado de Sergipe localizado no nordeste Brasileiro. Tem um clima tropical litorâneo e outros encantos, como os parques por exemplo, que o faz ser uma cidade atrativa para o turismo.

Os parques em Aracaju são os locais mais visitados por grande número de pessoas que desejam conhecer o que o lugar dispõe de lazer. Eles são locais bonitos, acolhedores e excelentes para se divertir e fazer higiene mental. São bastante visitados, também, pelas pessoas que residem na cidade.

Quer saber mais sobre alguns parques de Aracaju? Então continue a leitura!

Parque Sementeira

O Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, é um local que recebe grande índice de visitantes anualmente. Ele tem extensão de 396.019 metros quadrados. Os aracajuanos e turistas frequentam o parque para lazer, mas sobretudo para realizarem atividades físicas. O parque foi projetado para ter como visitantes crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos. O espaço contém:

  • parque infantil;
  • quadra poliesportiva;
  • área com equipamentos para atividades físicas;
  • campo de futebol;
  • pista para caminhada;
  • quiosques próprios para piquenique;
  • lagos;
  • sanitários;
  • boa iluminação.

No espaço acontecem variadas atividades culturais e esportivas em que os visitantes podem participar, como alongamentos, aulas de yoga etc., que são monitoradas por profissionais que prestam serviço para aquele local.

O espaço é constituído por uma imensa área verde, onde é possível admirar mais de 112 espécies de plantas exóticas e frutíferas, que fazem parte da Mata Atlântica. Devido a esse fator, o parque oferece um clima extremamente agradável a todos os frequentadores. Além da flora, a fauna do parque abriga diversos animais amazônicos, como araras, joão-de-barro, gavião, canário, rolinha-do-Pará, coruja e outros.

Parque dos Cajueiros

O Parque Governador Antônio Carlos Valadares, é mais conhecido como Parque dos Cajueiros. Localizado na zona sul, considerada uma área nobre da cidade, por ter inúmeros prédios residenciais de alto estilo e pessoas com o padrão de vida um tanto elevado.

Posicionado na beira mar, às margens do Rio Poxim, o parque é um enorme complexo estruturado com uma variedade de equipamentos de academia ao ar livre, ciclovia, pista para caminhada e skate, quadras poliesportivas etc. Ainda é possível praticar esportes náuticos, como canoagem e remo. Às margens do rio, tem um pier, onde os visitantes podem tirar fotos e apreciar a beleza do Rio Poxim, e ainda praticar pesca esportiva.

O parque dispõe de uma área própria para o lazer infantil com playground e um lindo castelo de madeira, além de diversos brinquedos que os ambulantes instalam no local, dentre eles casinhas de bolinhas, cama elástica etc.

A fauna e a flora do parque também o tornam um local alegre e aconchegante. O parque apresenta uma vegetação típica do cerrado, como as gramíneas, por exemplo. Porém, a que mais se destaca naquele local são os pés de cajueiro. Quanto à fauna, os visitantes podem apreciar pássaros, répteis e tantos outros animais.

No parque, os excursionistas podem perceber a presença de sorveterias, lanchonetes, restaurantes e banheiros. É o único parque na cidade que tem programação intensa à noite. A Casa da Seresta do Raimundo Baiano, é um ponto de referência das noites aracajuanas

Parque Poxim

O Parque ecológico Poxim, tem uma área de 14 mil metros quadrados, e está localizado no bairro Inácio Barbosa, na avenida Tancredo Neves, às margens do Rio Poxim. O local se tornou um grande atrativo, por meio do seu conceito ecológico, devido à preservação do meio ambiente. A maioria da sua estrutura é constituída de madeira de eucalipto, o que o torna referência de parque sustentável. No local as pessoas podem usufruir do pier, tirolesa, trilha ecológica, caminhada ao ar livre, anfiteatro, parque infantil, chalés, etc.

É um local mantido pela prefeitura do município, que realiza limpeza frequente no local. Instalou em diversos locais do parque, 20 papeleiras para resíduos recicláveis e orgânicos, para otimizar a limpeza do ambiente, fato que potencializa o número de visitação de turistas e moradores da cidade.

O Parque ecológico recebe muita visitação de escolas, que escolhem o espaço como excelente recurso para intensificar aos seus alunos os cuidados e a preservação do meio ambiente. É considerado um espaço educativo para formular a conscientização sobre a necessidade de conservação do ecossistema em crianças e jovens.

Parque das Cidades

O Parque José Rolemberg Leite, conhecido como Parque da Cidade, situa-se no morro do Urubu, bairro industrial da zona norte de Aracaju. É um espaço bastante visitado por duas atrações turísticas especiais, como o teleférico e o Mirante da Santa. Na parte mais alta do parque da cidade, há uma enorme imagem de Nossa Senhora da Conceição. Esse local permite ter uma visão panorâmica de grande parte da cidade e o encontro do Rio Sergipe com o Oceano Atlântico.

O parque envolve 600 mil metros quadrados da Mata Atlântica. O passeio de teleférico custa em torno de R$ 16,00 e R$ 8,00 para estudantes, que permite um passeio de aproximadamente 7 minutos. O frequentador pode observar um visual deslumbrante de diversas espécies da mata. E mais, o parque oferece voo livre para pessoas que gostam de altas aventuras.  Para chegar à rampa é necessário fazer uma longa caminhada. O acesso é feito por uma trilha de terra de chão pelo meio da floresta, o que permite sentir o cheiro da mata e fazer uma boa higiene mental.

Já no minizoológico, os visitantes podem visualizar a presença de leões, quatis, araras, avestruz, macaco, jacaré etc. É um excelente lugar para passear com crianças. No lago, os pequenos podem admirar alguns patinhos nadando de um lado para outro.

Como vimos, existem diversos parques em Aracaju, que oferecem várias possibilidades de diversão. Dentre eles, podemos dizer que os parques Sementeira e Cajueiros, estão rodeados de grandes edifícios sofisticados e modernos que chamam a atenção das pessoas que transitam por ali. São prédios residenciais de alto padrão para morar.

Gostou de conhecer maiores detalhes sobre os diversos parques em Aracaju? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas postagens.

Compartilhe Esse Post