A+
A-

Casa ou apartamento?

18 de maio de 2022

Gastronomia

O local em que moramos tem forte influência sobre a nossa qualidade de vida e pode tornar a nossa rotina muito mais dinâmica, sobretudo se soubermos escolher um imóvel que tenha boa sintonia com nossas expectativas, demandas, anseios e necessidades. Por isso, saber como decidir entre viver em uma casa ou apartamento pode ser extremamente importante.

São dois tipos de propriedades com muitas diferenças entre si, cada qual com suas características e benefícios, mas também com alguns pontos que podem não estar de acordo com o que você e sua família desejam no momento. Você vem tendo dificuldades para decidir entre ambos? Então, não deixe de continuar sua leitura!

Como é morar em uma casa?

Para começar o conteúdo, vamos explorar um pouco mais as principais características de morar em uma casa. Como você já deve saber, trata-se de um imóvel individualizado, uma propriedade única, em oposição aos edifícios de múltiplos apartamentos, que conta com vantagens e desvantagens. Confira, a seguir, algumas delas.

Maior autonomia e privacidade

Para muitas pessoas, um dos pontos fortes de viver em uma casa é que é um tipo de imóvel que confere maior autonomia e privacidade para os moradores. Enquanto os edifícios costumam contar com normas estabelecidas por consenso coletivo ou votação nas famosas assembleias, aqui você pode tomar suas próprias decisões, sem consultar ninguém.

No entanto, vale lembrar que regras de condomínios representam uma via de mão dupla: garantem direitos e deveres. Outro aspecto que costuma ser valorizado pelos defensores das casas é que elas não contam com corredores, portarias e outras áreas comuns, o que faz com que a intimidade dos habitantes seja melhor preservada contra vizinhos ou visitantes.

Mais despesas no dia a dia

Quando moramos em edifícios, cada apartamento pagar uma taxa de condomínio todos os meses, que é utilizada para as mais diversas finalidades do local, como a prestação de serviços, conservação dos espaços comuns e manutenção de equipamentos, como os elevadores. Por outro lado, em uma casa, é o proprietário que arca com absolutamente tudo.

Isso quer dizer que se o imóvel gerar custos inesperados, não há com quem dividi-los, o que pode significar uma bela dor de cabeça e tremendos prejuízos. Além disso, sem um controle financeiro eficiente, é possível gastar até mais do que o necessário. É um dos preços que a independência cobra e que, eventualmente, pode sair caro demais.

Como é morar em um apartamento?

Agora, vamos abordar um pouco mais sobre como é morar em um apartamento. Trata-se de uma unidade que está inserida dentro de um prédio, com grandes variações em termos de tamanhos, características e número de dormitórios, embora costumem ser uma moradia mais compacta e prática. Aprenda, a seguir, o que este imóvel pode oferecer.

Melhor nível de segurança

Uma das grandes vantagens que você experimentará ao morar em um apartamento é contar com um melhor nível de segurança. Para quem mora nos grandes centros urbanos ou vive no imóvel com sua família, especialmente com filhos pequenos, esse é um diferencial essencial, pois torna a rotina muito mais tranquila e diminui as preocupações do dia a dia.

Na maioria das vezes, há controle de entrada e saída na portaria, feito por funcionários treinados e durante 24 horas por dia. Também é comum encontrarmos câmeras colocadas em pontos estratégicos, como garagens e elevadores. Além disso, a própria presença de vizinhos próximos já é capaz de dissuadir os meliantes de qualquer ação mais ousada.

Amplas estruturas de lazer

Outro dos maiores destaques dos edifícios, especialmente nos dias de hoje, são suas amplas estruturas de lazer que são oferecidas. Com o aumento da preocupação com a qualidade de vida e os transtornos que os deslocamentos podem proporcionar nos grandes centros urbanos, contar com esses espaços é um belíssimo diferencial.

O melhor de tudo é que, como dissemos anteriormente, as despesas de manutenção e conservação são divididas por todos, tornando os valores mais baratos. Dessa forma, você e sua família contarão com piscinas, saunas, quadras poliesportivas, playgrounds, sala de ginásticas, salão de festas, churrasqueiras, cozinhas gourmet e muito mais!

Como realizar uma boa compra?

Como você pôde ver, é possível experimentar benefícios morando em casa ou apartamento, mas é inegável que imóveis dentro de um prédio acabam sendo mais práticos e interessantes para quem busca por mais qualidade de vida. Porém, independentemente da sua escolha, é preciso seguir alguns passos para realizar uma boa compra. Acompanhe.

Verifique a localização

Para muitos especialistas no mercado imobiliário, a localização é o fator mais importante de um imóvel. Certamente, existem bons motivos para achar isso, visto que mesmo unidades bastante similares podem ter preços consideravelmente distintos dependendo da cidade, bairro ou mesmo da rua na qual estão localizadas.

Sendo assim, procure observar se a casa ou apartamento está em uma região bem atendida por serviços básicos, estando próximos de estabelecimentos essenciais, como mercados, farmácias, padarias, restaurantes, escolas e clínicas médicas, por exemplo.

Analise a infraestrutura

Avaliar a infraestrutura oferecida também é um passo importante, sobretudo se a casa ou apartamento estiver situado dentro de um condomínio residencial. Afinal, é preciso que o espaço esteja em sintonia com seu estilo de vida e o perfil da sua família.

Você pode priorizar, por exemplo, imóveis que tenham varandas ou um pequeno quinta. Nas áreas comuns, as piscinas e playgrounds são fundamentais para quem tem crianças, enquanto as academias e salas de ginástica são imprescindíveis para quem não abre mão da boa forma.

Ache uma boa construtora

Por fim, uma das melhores dicas que podemos oferecer para quem está pensando em comprar um imóvel é contar com a ajuda especializada de uma boa construtora. Isso é a garantia de que a propriedade contará com um bom padrão de qualidade e o seu patrimônio se valorizará, notadamente em longo prazo.

É importante priorizar empresas sólidas, com grande credibilidade e expertise no mercado imobiliário local. Para isso, você deve avaliar os empreendimentos já entregues e procurar pela opinião de antigos clientes, verificando feedbacks e avaliações na internet.

Pronto! Agora você já sabe como fazer a melhor comprar e pode decidir entre viver em uma casa ou apartamento! Morar em um prédio pode ser um investimento certeiro, com excelente custo-benefício.

Quer comprar um apartamento com uma construtora com a mais alta credibilidade no mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Compartilhe Esse Post